quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dicas para criar o hábito da leitura

Ler é um dos bons hábitos que devemos cultivar. Mas sei que muitos não o têm e acabam por não usufruir das tantas beneficies que tal hábito proporciona.
Se você não tem o hábito de ler DIARIAMENTE e de forma produtiva, ou seja, tendo prazer e apreendendo algo, eis aqui algumas dicas (Elas também valem para a leitura da Bíblia!):

1 – Escolha um livro de fácil leitura, independente do estilo, cujo autor seja recomendado (Inclusive, se o livro não for cristão, procure aquele cujo conteúdo não seja duvidoso, tendencioso, maligno, de autoria não recomendada etc.). (Caso queira uma indicação, pergunte-me que lhe direi os de minha preferência. Mas adianto em dizer que gosto literário também é algo muito pessoal. Você vai perceber isso ao criar o hábito da leitura, onde você vai se ver mais tendencioso para um estilo, autor e/ou tema).

2 – Procure ter um horário do dia para você, onde você pare um pouco (mesmo que 15 minutos) apenas para ler. Posicione-se para a leitura sempre sentado, pois o fato de você estar procurando criar um hábito leva ao cansaço rapidamente e, se você deitar, é óbvio que nas primeiras linhas você vai desistir e dormir.

3 – De início, programe somente 10 minutos de leitura. Coloque o celular para lhe avisar que já se passaram 10 minutos e pare de ler, independente se tiver terminado o capítulo ou o parágrafo. Explico: Sabe porque temos o hábito de assistir novelas ou seriados? Por causa do gostinho de continuidade que o final do capítulo assistido nos provoca. É esse mesmo gostinho que o parar a leitura dentro do estipulado vai lhe provocar. No outro dia, inicie a leitura de onde parou e marque mais 10 minutos. Faça isso por uma semana. Na outra semana, aumente um pouco os minutos. Ah! Por isso que falei para ler um livro de fácil leitura. Evite para esse momento os livros técnicos, doutrinários, extensos etc.

4 – Marque no livro as frases que lhe chamar a atenção ou escreva a sensação que você estiver vivenciando no momento da leitura (Exemplo: Leu algo que lhe fez rir, coloque um rostinho alegre do lado; que lhe deixou alguma dúvida, coloque uma interrogação e por aí vai). (Eu marco até os livros de romance que leio.).

5 – Não desista do livro que começou a ler. Persista! Mesmo se não estiver agradando o enredo, vá até o final. Você vai, com isso, poder opinar de forma convincente se lhe perguntarem futuramente se o livro é bom ou não, relatando o que lhe desagradou nele todo e não apenas em certos trechos.

Boa leitura!

- Ana Paula Pinheiro de Oliveira


Nenhum comentário: