quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma Igreja Irresistível Está Sempre Aprendendo.


Oséias 6.3
Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; como a alva, será a sua saída; e Ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.


Uma Igreja irresistível está sempre APRENDENDO.
Aprender nada mais é do que “adquirir conhecimento” e ao pensar nessa característica de uma igreja irresistível, recordei do que Oséias disse em seu livro:
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Os 4.6a)
E a história de Israel mostra claramente essa verdade.
Desde sua formação, essa nação foi chamada para que o Nome de Deus fosse glorificado e também viesse a ser conhecido pelas outras nações. Mas desde o início a história bíblica nos relata que eles não compreenderam tal propósito. O que vemos é que eles tinham a lei (ensino), mas não iam além das letras escritas, vivam apenas ritualisticamente e com isso acomodavam-se, na maioria das vezes distantes de Deus. Poucas foram as vezes em que acomodaram-se em obediência a Deus e, nessas poucas vezes, a geração seguinte não teve a mesma característica de obediência por não ter sido realmente ensinada.
E há um grande perigo na ACOMODAÇÃO!
Deixar de aprender, ou seja, de adquirir conhecimento, e no nosso caso, conhecimento de DEUS, é uma acomodação que nos leva à ESTAGNAÇÃO, falta de crescimento.
Tanto a igreja local como eu e você, Igreja de Deus, devemos ter consciência de que se acomodarmo-nos a uma situação, a um ritual, a um costume, a uma liturgia, a um modismo, sem dúvida deixaremos de crescer e, consequentemente, deixaremos de ser irresistíveis.
Deus nos chamou para sermos agentes de transformação em meio a uma sociedade que está em constante mudança.
E fazendo uma exegese de Oséias 6.3 podemos extrair verdades concernentes à necessidade do aprendizado:

1. Buscar o conhecimento é necessário.
2. Buscar o conhecimento demanda persistência.
3. Buscar o conhecimento promove mudanças/crescimento.
4. Buscar o conhecimento influencia outras vidas.


1. É NECESSÁRIO

Oséias inicia esse versículo dizendo: “Conheçamos...”
CONHECER no original hebraico é yādha, que significa constatar, conhecer, saber, de maneira relacional e experimental. Especificamente saber o que fazer ou pensar, de modo geral, especialmente com Deus.
Ora, se dizemos que somos de Deus, pelo que vemos na Palavra, é necessário que saibamos “o que fazer”, “o que pensar” sobre Ele. E isso vem por meio do RELACIONAMENTO e por EXPERIMENTÁ-LO.
Conhecemos a Deus por meio do...
... ouvir;
... ler;
... ver;
... bom;
... ruim.
É isso que significa ESTUDAR. Aprendemos não apenas com o que está escrito, mas com as situações e os sons ao nosso redor.
NÃO SE ESTUDA DEUS!
Mas se estuda o SEU AGIR, SEU AMOR, SUA LEI.
Pois fazendo isso, na realidade estaremos...
... VENDO QUEM SOMOS sem Ele,
... O QUE NECESSITAMOS Nele e
... O QUE É POSSÍVEL por causa Dele.
CONHECER a Deus é na verdade aprender a nos vermos e vermos o mundo por meio de Sua ótica e, com isso, termos uma prática diária completamente diferente da que estávamos antes tendo.

2. DEMANDA PERSISTÊNCIA

Oséias continua o versículo dizendo: “... e prossigamos em...”. Na NVI fica mais compreensível, pois diz: “esforcemo-nos por...”.
Buscar o conhecimento demanda de nossa parte persistência, ou seja, perseverar, ser firme ou constante.
Ainda mais nos dias que hora vivemos, onde tudo é corrido, rápido. Onde sempre há desculpas prontas para “pecadinhos” e argumentações para “pecadões”.
Onde a maioria prefere a Teologia (?) importada, da moda, das poucas palavras, da autoajuda e tantas outras, em detrimento da Teologia Bíblica, que se aprende com a Palavra e Vivendo Experiência particulares com Deus.
Não temos a cultura da MEDITAÇÃO, ponderação, “a sós com Deus”.
Não mesmo!
E o que é maravilhoso no buscar conhecer a Deus é que Ele não apenas diz “esforcemo-nos”, mas também diz “estarei contigo”.
Persistir nos faz compreender o passado (distante ou não) e o presente e, assim, modificar o futuro.
Persistir não nos deixa conformados.

3. PROMOVE MUDANÇAS/CRESCIMENTO

Continuando o versículo, Oséias diz: “como a alva a sua vinda é certa;”.
Nos originais bíblicos, essa expressão “como a alva” vem do hebraico keshahar, que significa “conforme a busca”.
O amanhecer é a uma mudança no dia (24 horas), onde a noite passa e, com ela, vai a escuridão, a ausência de luz, o medo, o cansaço, a acomodação...
E como está nos originais, essa mudança acontece conforme, na medida em que se busca, é GRADATIVO.
Sempre que buscamos e persistimos em conhecer a Deus, a consequência é CRESCERMOS, MUDARMOS.
Ele (o Sol) vai iluminando o nosso dia e, gradativamente, vamos vendo nossas possibilidades, nossas fraquezas, o que ainda falta fazer, o que deve ser parado, onde plantar, o que arrancar.

4. INFLUENCIA OUTRAS VIDAS

E Oséias termina o versículo falando “e Ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.”.
As estações nos tempos bíblicos eram bem demarcadas, principalmente naquela região mesopotâmica, onde as chuvas tinham o período certo de caírem e, assim, os homens plantavam e colhiam com datas marcadas.
A serôdia era certa, mas a chuva temporã, que era fora da estação própria, sempre era vista como um “presente”, pois isso significava que poderiam ter alguma produção de alimento fora da época prevista.
Para um pai de família isso significava que seus filhos não necessitariam ser vendidos como escravos ou, até mesmo, morrerem de fome.
Quando buscamos conhecimento, tornamo-nos discipuladores não apenas por meio do que falamos, mas com nossas vidas. Pois Deus vem e nos rega com Sua chuva em tempo e fora de tempo e produzimos o FRUTO DO ESPÍRITO, que serve de alimento para os que estão ao nosso redor.
E, principalmente, marcamos nossa geração, deixando para a próxima um legado espiritual que pode ser seguido, sem que tenhamos receio de que estejam seguindo preceitos e conceitos humanos, mas que estarão por meio de nossas vidas vendo CRISTO.

Por isso que uma igreja irresistível está sempre aprendendo...
... para exercer o seu ofício terreno com qualidade até chegar aos céus.

2Pe 2.1-9

Convido você a buscar conhecer a DEUS.
Muito Ele tem para lhe ensinar até que chegue à estatura de varão perfeito!

Deus lhe abençoe!!!!!

Ana Paula Pinheiro
30/08/2012 – 15h40

Nenhum comentário: