sábado, 27 de dezembro de 2008

Caráter.

Uma pequena mensagem que proferi em um domingo pela manhã na Assembléia de Deus em Itaperuna. 


========


Deus criou o homem:


(1ª) Parte somática, ou seja, o corpo, visível. Foi feito, formado, do pó da terra. 
Gn 2.7a: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra(...)” 


(2ª) Cria o homem à Sua imagem, ou seja, com um caráter justo e santo. 
Gn. 1.27: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gn 2.7b: “(...) e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e homem se tornou um ser vivente.” 


Para compreender melhor, vejamos algumas definições: 


TEMPERAMENTOo modo de ser. Refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa. 


PERSONALIDADEaquilo que o indivíduo é. Envolve a emoção, a vontade e a inteligência de uma pessoa. 


CARÁTERcomo a pessoa age. Influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determina a conduta. Em resumo, é o conjunto das qualidades, boas ou más, que determinam nossa conduta com os que nos cercam e com Deus. Pode ser modificado com o tempo, as circunstâncias e a prática da Palavra de Deus. O termo caráter procede do grego charakter e significa literalmente estampa, impressão, gravação, sinal, marca ou reprodução exata. E quando Deus criou o homem ele possuía esse charakter. 


Mas... 
O homem pecou. 
Antes ele era perfeito em santidade, retidão e justiça. 
Essas qualidades não procediam dele mesmo, mas como o termo expressa, ele era a reprodução exata, reflexo, dos atributos morais e imanentes do Senhor. 
Com a queda essa natureza moral foi corrompida (tornou-se podre, perdeu sua natureza) pelo pecado. 


Rm 3.23: “(...) pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (...)” 


Gn 3.7: “Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” 


Por acaso Adão e Eva eram cegos? 
Não! 
Mas o pecado maculou-os de tal forma que sua visão em relação do que estava ao seu redor MODIFICOU. 
Adquirindo as características do mal e perdendo sua identidade com o Santo. Mas o amor de Deus é INCOMPARÁVEL! 
Ele veio encontrar-se com o homem, como sempre fazia. 
Sabia do acontecido. 
Mas veioChamou! 
Esse chamado foi para poder trazer à memória do homem a convicção de que ele, o homem, é que havia provocado a SEPARAÇÃO. 
E Deus proveu um meio do homem poder reaver essa natureza perdida:

Gn 3.15: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” 


Jo 3.16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” 


2Pe 1.3-4: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, ele nos deus as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.” 


Devemos compreender que NOVO NASCIMENTO ENVOLVE:


1. Comportamentotudo novo! Condutas, atitudes, posicionamento, jeitos, maneiras e tudo mais. 
Tg 3.13: “Quem é sábio e tem entendimento entre vo-cês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com humildade que provém da sabedoria.” 
Ef 5.15: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, (...)” 
1Tm 3.7: “Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.” 


2. Despojamentodeixar, largar, despir-se! Toda a impureza, corrupção, hipocrisia, tudo de imagem do mal, fora! 
Tg 1.21: “Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” 


3. Transformaçãomudar de forma. Buscar a renovação, o aperfeiçoamento e a edificação. 
Rm 12.2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 
Mt 5.48: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.” 
Ef 4.16: “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” 


O que evidenciamos para o mundo, nosso caráter, é formado... 
... por meio do ensino; 
... por meio do convívio. 


Por isso, DEVEMOS buscar aprender cada dia mais a Palavra de Deus, pois ela nos moldará e nos fará evidenciar um caráter cristão. 
Dt 6.6-9: “Que todas as palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” 


Por isso, DEVEMOS buscar ter comunhão (ter em comum) com os da “nossa tribo”. 
Pv 13.20: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” 
Pv 22.24-25: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.”


O primeiro passo necessário já foi feito por nosso Deus... 
Ele nos amou... 
Enviou Seu Filho... 
Cancelou nossa dívida e nos religou a Ele. 
Só precisamos aceitar toda essa maravilhosa expressão de amor e permitir que em nossas vidas nós possamos EVIDENCIAR toda Sua Santidade e Beleza. 


=======

Nenhum comentário: